sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Conselho Municipal de Educação recebe integrantes do Grupo Escoteiro Olave Saint Clair – GEOSC.



Apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Escoteiro Olave Saint Clair em Betim, foi um dos objetivos da Plenária do CME que aconteceu no dia 11 de agosto, nas dependências do Conselho.  Representando o  GEOSC tivemos a participação de Elenyn Braz, Alexandre da Silva e Ademar Alves de Souza.

Alexandre e Elenyn iniciaram sua participação explicando que o Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo com partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil.

Durante a apresentação Alexandre e Elenyn explicaram como a instituição esta organizada, as modalidades, os princípios e o Programa educativo. Em seguida apresentaram diversas atividades realizadas pela entidade em Betim.

O Presidente do Conselho Municipal de Educação, José Luiz Rodrigues, agradeceu a participação dos representantes do GEOSC e destacou que analisando o que havia sido apresentado era possível se concluir que os trabalhos desenvolvidos no GEOSC são extremamente relevantes na formação do caráter dos jovens que participam deste movimento e o quanto os valores inseridos nesta filosofia são indispensáveis para a manutenção de uma sociedade saudável. 

José Luiz destacou ainda que era necessário aproximar este trabalho para as escolas da Rede Municipal de Betim, e que o Conselho estaria a disposição para intermediar uma aproximação entre a entidade e o SEMED.  Em seguida os representantes do GEOSC tiveram a oportunidade de conhecer a forma de gestão do Conselho Municipal de Educação de Betim.

Na oportunidade, o conselheiro José Paulo da Silva apresentou a experiência de implantação do Projeto Escola de Pais no Colégio Batista Mineiro-Unidade Betim. José Paulo ressaltou que os encontros são promovidos pela escola e contam com palestras ministradas com temas específicos e geralmente palestrantes especiais são convidados para mediar os encontros. Os temas das reuniões são voltados ao relacionamento familiar e a importância dos pais serem participativos. 

“A Escola de Pais do Colégio Batista Mineiro é um programa moderno com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da criança e do adolescente na Escola. Oficinas, palestras e eventos culturais são algumas formas descontraídas de tratarmos temas contemporâneos que desafiam os pais na educação de seus filhos. Pelo menos 02 vezes a cada semestre a Escola de Pais promove encontros para os pais de alunos. Além de conhecer mais sobre inúmeros temas e esclarecer dúvidas, os participantes tem também a oportunidade de compartilhar suas experiências.