segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE BETIM

 6 - ATENDIMENTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE BETIM

A EDUCAÇÃO BÁSICA DE BETIM ESTÁ ATUALMENTE * ESTRUTURADA PARA O SEGUINTE  ATENDIMENTO:
ETAPA: EDUCAÇÃO INFANTIL – Com o processo de municipalização em andamento o Município possui 30 Centros de Educação Infantil Municipais – CIMs que atendem um total de 4.897 crianças. Além das Instituições Municipais, a Educação Infantil é ofertada em mais 47 Instituições conveniadas e 23 Instituições Particulares.
ETAPA: ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – O Município possui 68 Escolas Municipais que atendem um total de 40.363 estudantes. Esta etapa da Educação Básica é enriquecida com a oferta da: 
EDUCAÇÃO INTEGRAL – Onde 12.357 estudantes participam da Educação Integral que ocorre em 37 Escolas do Ensino Fundamental
MODALIDADE DE EJA – Onde 20 Escolas Municipais, ofertam a Educação de Jovens e Adultos para 2.001 jovens e adultos.
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL – A Educação Especial é ofertada no Município através do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva – CRAEI que atende 1.200 estudantes no contraturno das aulas das Escolas Regulares para atividades complementares através do Atendimento Educacional Especializado – AEE, que é realizado por professores especializados, que atuam conforme as orientações e proposições do MEC e do Atendimento Especializado Específico, operacionalizado por uma equipe multidisciplinar de profissionais envolvendo: pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além destes, mais 459 estudantes participam da Educação Especial, através do Atendimento Educacional Especializado – AEE que ocorre nas Escolas que possuem as Salas de Recursos Multifuncionais.
ETAPA: ENSINO MÉDIO – Ocorre em 2 Escolas Municipais que atendem 434 estudantes.
MODALIDADE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO – Através do Polo de Educação a Distância, o Município oferta, com recursos próprios, 3  Cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio, na modalidade presencial: Técnico em Logística, Técnico em Administração e Técnico em Informática. Na modalidade semi-presencial e em parceria com o Instituto Federal de Ouro Preto – IFMG/Ouro Preto, oferece mais 5 Cursos Técnicos de: Serviços Públicos, Automação Industrial, Controle Ambiental, Hospedagem e Edificações. E ainda através de recurso federal e na modalidade presencial ocorre no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG/Campos Betim, a oferta de mais 2 Cursos Técnicos de: Mecânica e Automação Industrial.   Todos com duração de 2 anos, contam com 2.020 estudantes.
E
T
A
P
A
S
TIPO
Nº DE INSTITUIÇÕES
Nº DE ALUNOS*
EDUCAÇÃO INFANTIL
30
4.897
ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR
EDUCAÇÃO INTEGRAL
68
40.363
37
12.357
ENSINO MÉDIO
02
434

MODALIDADES
EDUC. DE JOVENS E ADULTOS - EJA
20
2.001
EDUC. PROF. TECNICA NÍVEL MÉDIO
02
2.020
EDUCAÇÃO ESPECIAL
27
1.659


* Dados coletados em setembro 2012, juntamente à SEMED.