terça-feira, 14 de abril de 2015

Conselho de Educação se reúne com o Comandante do 33º Batalhão



Na ocasião o  Comandante se apresentou  e fez a exposição de possibilidades de atuação, em parceria com os demais atores relacionados a proteção da criança e do adolescente, no sentido de difundir e aplicar efetivamente as diretrizes da Patrulha de Prevenção Ativa.

Conselho Municipal de Educação participa de Reunião com a Promotora da Infância e Juventude Dra Júnia Barroso Oliveira Balsamão


Os conselheiros José Luiz Rodrigues e Cláudia Duarte, participaram, no ultimo dia 07/03/2015, de uma reunião com a Promotora Júnia Barroso Oliveira Balsamão, na sede da Promotoria em Betim. 

Na oportunidade, apresentaram as ações e trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Municipal em parceria com os demais setores em relação ao enfrentamento da violência dentro e no entorno das unidades escolares. Em seguida, destacaram a importância da parceria entre os atores envolvidos para o sucesso no desenvolvimento das demandas apresentadas. 

José Luiz Rodrigues  relatou a promotora a necessidade de se viabilizar uma rede que envolva todas as pessoas e instituições ligadas à comunidade escolar, com sinergia e parceria, para assim, conseguir cuidar e educar as crianças e adolescentes da melhor forma possível.

Verificou-se que após a realização do Seminário de Educação e Violência, e reuniões ampliadas para se discutir o tema, que já houveram avanços e ações prepositivas em relação aos diversos setores envolvidos, como por exemplo a criação da AUDIÊNCIA DE ORIENTAÇÃO com o Juiz Leonardo Antônio Bolina Filgueiras e a criação da ouvidoria virtual betvijep@tjmg.jus.br

A Promotora desde o inicio da reunião se demonstrou aberta ao diálogo e disposta a firmar parceria. Em sua fala destacou a importância do trabalho integrado  dos equipamentos para um maior conhecimento e estabelecimento de pontos de contato para  que a rede funcione. Pontuou ainda que para sua atuação é necessário o respaldo através dos relatórios sociais e que o grande gargalo de seus trabalho esta relacionado  a condição de  vulnerabilidade familiar em que se encontram os menores. Em relação a audiência de orientação destacou  que será um grande avanço. A Promotora afirmou que estará presente na reunião de orientação e que poderá tratar com os casos onde for verificada a omissão por parte dos pais.

A Promotora parabenizou as ações do Conselho e afirmou que apoia o trabalho em rede. "Temos que intensificar e fortalecer diariamente este nosso contato, pois, quando a informação chega até nós nossas ações são mais efetivas e eficazes" finaliza a Promotora.

O trabalho integrado possibilitará  maior conhecimento entre os atores envolvidos e se converterá no fortalecimento das ações o que consequentemente se reverterá na melhoria do atendimento à população.